A exposição “Ribeirinhos e Urbanos”, de Raih Amorim, foi aprovada no Edital 2024 da PNAB pela Secult- AP e será exposta em escolas da rede pública de ensino.
No período de 14 a 30 de outubro, a exposição fotográfica “Ribeirinhos e Urbanos”, da artista visual Raih Amorim, vai estar in loco nas escolas estaduais Antônio Castro Monteiro, Mário Quirino da Silva, Antônio João e Prof Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, respectivamente. A curta temporada da exposição se dá devido a aprovação do projeto no Edital 2025 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Amapá.
A exposição fotográfica reúne 10 imagens que capturam a essência da vida ribeirinha e a interação com ambientes urbanos, revelando a complexa relação entre pessoas e natureza. A exposição convida ainda o público a refletir sobre a preservação ambiental, especialmente em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14 – Vida na água, presente na Agenda 2030, um compromisso assumido pelos países no âmbito da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, para ser alcançado até o ano de 2030.
De acordo com a artista, a inspiração para o projeto foi a partir de vivências pessoais em regiões ribeirinhas.
“Nas minhas viagens pude testemunhar tanto a riqueza cultural quanto os desafios ambientais enfrentados pelos moradores de comunidades ribeirinhas e espero que quem tenha acesso às fotografias, possa se juntar comigo nesse espaço de diálogo entre diferentes realidades sociais e reflexões sobre nosso papel na preservação do meio ambiente”, comentou Raih Amorim.
A programação da mostra fotográfica começa no dia 14/10, na Escola Estadual Antônio Castro Monteiro e dia 23 de outubro na Escola Estadual Mário Quirino da Silva, ambas na zona sul de Macapá - AP. Depois segue para a Escola Estadual Antônio João, zona central da cidade, no dia 28 de outubro. Por fim, se apresenta no dia 30 de outubro na Escola Estadual Prof Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, no bairro Brasil Novo.
Confira a ficha técnica da exposição
Coordenação geral e processo criativo - Raimunda Amorim; Orientação técnica da Exposição - Carla Nobre; Assistente de produção - Camila Nobre, Pedro Henrique Lima e Maria Eduarda de Oliveira; Oficina de acessibilidade cultural - Adriana Rodrigues; Designer - Barbara da Silva Alves; Assessora de Imprensa - Bárbara Ribeiro e Fotógrafo Still - Aog Rocha.
Fonte: Ana Anspach. Imagem: Divulgação/Ana Anspach.
Comentários