O maior evento de bioeconomia da Amazônia conta com uma estrutura ampla e interativa para promover conexões estratégicas entre empreendedores, investidores, startups, instituições públicas e a sociedade.
O Governo do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizam o "Inova Amazônia Summit 2025", evento pré-COP30 que transforma o Amapá no epicentro da bioeconomia e da inovação na Região Amazônica. Com uma programação intensa de 21 a 23 de maio, a conferência será na sede do Sebrae-AP, em Macapá.
O evento já confirmou mais de 25 painéis técnicos e cinco palestras magnas, com nomes de destaque como o ator, diretor e cineasta, Miguel Falabella; Arthur Igreja, autor do best-seller “Conveniência é o nome do Negócio”; Luís Justo, CEO do Rock in Rio, entre outros. O governador Clécio Luís também participará do evento para falar sobre empreendedorismo no Amapá. A palestra acontece na “Trilha Ecossistemas e Bioeconomia”, a fim de esclarecer como políticas públicas e vocação ambiental se conectam para transformar a realidade empreendedora da Amazônia.
Com a expectativa de reunir cerca de 5 mil pessoas ao longo dos três dias de programação, o evento é voltado para empreendedores, estudantes, potenciais empresários, expositores, painelistas e o público em geral. O Inova Amazônia Summit 2025, contará com um sistema de credenciamento moderno, eficiente e inclusivo, para garantir ao público uma experiência organizada desde a chegada. Antes do início do evento, os participantes têm a opção de fazer o pré-cadastro pelo site oficial e selecionar as atividades de interesse.
Programação diversificada
Nos auditórios "Macapá e Campos do Laguinho", vão acontecer palestras magnas e painéis técnicos para debater temas como bioeconomia, inovação, turismo sustentável, diversidade, comunidades tradicionais, investimentos e tecnologia. Também serão disponibilizados espaços específicos para rodadas de negócios e encontros com investidores, instalados no Auditório do Museu Sacaca e no Aeroporto Internacional de Macapá, reforçando a integração urbana e econômica da iniciativa.
O evento também reforça o compromisso ambiental do Governo do Amapá ao implementar uma gestão integrada dos resíduos sólidos gerados durante os três dias. As startups "Amazon Reuse e Unit Carbon" serão responsáveis pelo rastreamento completo dos resíduos e sua destinação correta, além de calcular a pegada de carbono do evento e implementar estratégias para a sua redução em até 50%, por meio de apoio a projetos socioambientais certificados.
Acesso e inclusão
A organização estruturou um sistema de credenciamento digital, escalonado e com atendimento especializado para os diferentes perfis de público. Para garantir a inclusão, o evento contará com entrada com rampa para cadeirantes, guichê prioritário conforme legislação e atendimento direcionado para pessoas com necessidades específicas.
Participantes que ainda não realizaram a inscrição on-line também poderão se cadastrar presencialmente. Para isso, é recomendável chegar com antecedência e apresentar o CPF para pessoa física ou o CNPJ para pessoa jurídica.
Além do credenciamento geral, atividades com vagas limitadas – como a Cozinha Show, as Rotas de Inovação e as rodadas de negócios – terão controle interno realizado pelas equipes organizadoras, com acesso definido por ordem de chegada.
Dicas para evitar filas e aglomerações
Para quem busca agilidade na entrada, a principal recomendação é realizar o pré-credenciamento on-line. Serão disponibilizados 10 guichês: sete destinados aos inscritos antecipadamente, um exclusivo para painelistas, expositores e convidados, um para inscrições presenciais e outro reservado ao atendimento prioritário previsto em lei.
O Inova Amazônia Summit será realizado na sede do Sebrae em Macapá, localizada na Avenida Ernestino Borges, nº 740, bairro Laguinho, entre os dias 21 e 23 de maio. A programação técnica e a visitação ocorrerão das 14h às 21h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link: sebraeap.beevent.com.br/evento/inova-amazonia-summit. Toda a organização é coordenada pelo Sebrae/AP e pelo Governo do Estado do Amapá.
Confira a programação completa:
Terça-feira, 20
Quarta-feira, 12
Programação Paralela
Quinta-feira, 22
Tema: Ecossistemas e Bionegócios
Tema: Ecossistemas e Bionegócios
Sexta-feira, 23
Rotas da Inovação
Rodadas de Negócio
Rodada de Investimento
Tema: Liderança e Impacto
Tema: Ecossistemas e Bionegócios
Fonte: Flávia Sousa/GEA. Imagem: Divulgação/GEA.
Comentários