Passarela na Rua Benedito Lino do Carmo, no bairro Congós, integra uma das mais de 20 regiões beneficiadas com projeto de mobilidade urbana do Governo do Estado.
O governador do Amapá, Clécio Luís, acompanhou a construção em concreto da ponte localizada no final da Rua Benedito Lino do Carmo, no bairro Congós, na Zona Sul de Macapá, na terça-feira, 19. A obra integra o programa Ponte Firme, criado pelo Governo do Estado para garantir segurança, acessibilidade, integração social e mobilidade da população que habita em áreas úmidas.
“Mais uma passarela do projeto Ponte Firme. É firmeza para caminhar, é segurança para viver, e é apoio à comunidade. Nós estamos atendendo a mais um pedido da comunidade para que as passarelas mudassem daquelas de madeira, que estavam apodrecidas, para passarelas como essa aqui, com dois metros de largura”, citou o governador.
As vias principais da ponte do bairro Congós, antes de madeira, estão sendo refeitas pelo Governo do Amapá em concreto armado com aço, cada uma com 2 metros de largura, garantindo maior durabilidade e segurança às estruturas.
São 730 metros previstos para a ponte do Congós, sendo 330 em concreto armado e o restante em madeira de lei. Os acessos que chegam até às residências e adjacências também estão sendo reconstruídos, beneficiando cerca de 200 moradores, incluindo cadeirantes, pessoas com autismo e deficientes auditivos.
Nesta primeira etapa, são mais de 20 passarelas contempladas com as novas estruturas, que já beneficiam mais de mil famílias com a iniciativa executada com recursos do Tesouro Estadual.
A recuperação da Ponte da Rua Benedito Lino do Carmo representa mais do que um serviço de engenharia. Para quem vive na região, é sinônimo de segurança, tranquilidade no ir e vir, e melhor qualidade de vida.
“A gente agradece muito a nova passarela. A gente sofria muito aqui com falta de água, de luz, e essa ponte horrível, mas agora está muito melhor. Tenho uma mãe de 85 anos que vai ter uma ponte mais segura para ela”, afirmou a empregada doméstica Elina dos Santos, que mora na passarela há 10 anos.
Ponte Firme
O projeto Ponte Firme integra o Plano de Governo da atual gestão, sob o viés da mobilidade urbana, conectando pessoas, histórias e comunidades em todo o estado, com o compromisso de gerar dignidade e acessibilidade.
A iniciativa gera aproximadamente 130 oportunidades de emprego para profissionais de diferentes categorias como carpinteiros, pedreiros, mestre de obras, serralheiros e operadores.
O trabalho, coordenado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), conta ainda com atuação da Secretaria de Mobilização e Participação Popular, ouvindo demandas das comunidades.
Fonte: Fabiana Figueiredo/Secom-GEA. Imagem: Max Renê/Secom-GEA.
Comentários