Várias personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadão Amapaense, o Mérito em Medicina e Moção de Aplauso.
Durante o grande expediente da sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), realizada na última terça-feira (16), no plenário Deputado Dalto Martins, várias personalidades foram agraciadas com o Título de Cidadão Amapaense, o Mérito em Medicina e Moção de Aplauso.
O doutor Vinícius Araújo de Sousa Reis recebeu o Título de Cidadão Amapaense, concedido pelo deputado Kaká Barbosa, e o Mérito em Medicina, concedido pelo deputado Lorran Barreto (PSD). A honraria é destinada a personalidades não naturais do Estado, em reconhecimento pela relevância dos serviços prestados e pelo incontestável benefício social.
A homenagem se deu pela trajetória de Vinícius Reis no Amapá como médico cirurgião bariátrico e por sua participação na idealização do programa Barisus, que oferece tratamento cirúrgico bariátrico a portadores de obesidade associada a comorbidades, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos pacientes. “O homenageado sempre atuou de forma exemplar e incansável para o desenvolvimento dessa área e para a garantia da qualidade de vida dos portadores dessa doença, fato que o torna merecedor do reconhecimento e da gratidão desta Casa Legislativa”, destacou o deputado Lorran Barreto.
Ao agradecer pelas homenagens, Vinícius Reis relembrou sua trajetória desde o Estado de Goiás, onde nasceu, até sua chegada ao Amapá, em 2009, para atuar no município de Oiapoque. “Conheço a realidade da medicina, da agropecuária e de outras áreas no Amapá. Sou muito grato a toda a sociedade, à população do Estado por acreditar em mim, entregando várias vezes a sua vida para que eu pudesse aliviar a dor e resolver problemas de saúde. Hoje já contabilizamos pouco mais de 16 mil cirurgias no Amapá. Muito me honra receber este título e, a partir de agora, fazer parte oficialmente como cidadão amapaense”, afirmou, destacando ainda os benefícios do programa Barisus.
Segundo ele, o projeto tem devolvido qualidade de vida, dignidade e vontade de viver a muitos pacientes. “Há pessoas que sequer conseguem sair de casa para uma consulta, pois não cabem em um ônibus ou em um carro. Muitas vezes, fomos até as residências para realizar atendimentos. Já atendemos pacientes com 350 quilos, casos que quase ninguém imagina existirem no Amapá, porque essas pessoas não se socializam. Tivemos adolescentes de 14 anos que tentaram tirar a própria vida por causa da obesidade. Casamentos desfeitos, baixa autoestima, problemas de mobilidade, de joelho, quadril e coluna. Hoje, graças a Deus, o Barisus já realizou mais de 400 cirurgias desde seu início e reabilitou muitas famílias”, destacou o médico.
A presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União Brasil), parabenizou o homenageado por sua história e contribuição à medicina no Estado. “Quero deixar registrado toda a nossa admiração pelo seu trabalho e também a gratidão em nome das pessoas que já foram atendidas pelo senhor. Esta Casa tem a honra e a alegria de poder lhe homenagear”, afirmou.
Vários professores de Educação Física também receberam a Moção de Aplauso, concedida pela deputada Aldilene Souza (PDT), em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado anualmente em 1º de setembro, data em que entrou em vigor a lei que regulamenta a profissão no Brasil.
Ao falar sobre a importância desses profissionais, a deputada apresentou dados do Ministério da Saúde (MS), que apontam as doenças cardiovasculares entre as principais causas de morte no Brasil, sendo a atividade física um dos meios mais eficazes para combatê-las.
“Nesse contexto, o programa de Educação Física torna-se cada vez mais estratégico para a qualidade de vida da população. Essa atividade vai muito além das quadras, academias e salas de aula. Ela se revela na promoção da saúde, na prevenção de doenças, no estímulo ao esporte e na formação cidadã de crianças, jovens, adultos e idosos. É uma atuação que transforma vidas, fortalece a autoestima, promove a inclusão social e contribui de forma decisiva para a construção de uma sociedade mais saudável e participativa”, defendeu a parlamentar.
Falando em nome dos homenageados com a Moção de Aplauso e da Federação Amapaense do Desporto Escolar, o professor Armindo Rogério Moreira da Silva destacou a gratidão pelo reconhecimento. “Em nome da deputada Aldilene Souza, agradecemos aos demais parlamentares pela sensibilidade em reconhecer publicamente a importância de nossa categoria. Este gesto fortalece institucionalmente a nossa federação e ressalta o compromisso desta Casa com a educação e o desporto, que são bases para a construção de uma sociedade mais saudável, ética e estruturada”, frisou.
Ele também agradeceu aos familiares, em especial à esposa — também professora de Educação Física — pelo apoio diante das inúmeras horas dedicadas à causa. “Receber esta Moção no contexto do Dia do Educador Físico confere a ela um simbolismo ainda mais potente. É um marco de reafirmação e incentivo para que continuemos nossa luta por políticas públicas conscientes, por melhores infraestruturas esportivas nas escolas e pela contínua valorização profissional daqueles que são arquitetos do caráter e da saúde de nossas crianças e jovens. Que este momento ecoe além destas paredes como uma mensagem clara: investir no desporto escolar é investir no futuro do Amapá. E esse futuro é construído pelas mãos de nossos educadores físicos”, finalizou.
Lista dos agraciados
Título de Mérito Legislativo e Título de Cidadão Amapaense
Doutor Vinícius Araújo de Sousa Reis
Moção de Aplauso
Armindo Rogério Moreira da Silva
Carlos Alberto Machado de Oliveira Figueira
Gabriele Gama Barroso
Gleison Vinícius Marques Leal
Manuelly Corrêa Pereira
Marcel Gomes Pantoja
Nadilson Siqueira Costa
Olivaldo Ataide Nunes (representado por sua filha Evelyn Raissa Xabregas Nunes)
Sônia Lúcia Farias Soares
Fonte: Everlando Mathias/Decom-ALAP. Imagem: H. Torres/Decom-ALAP.
Comentários